John Mayer - "Paper Doll" / Taylor Swift - "Dear John"
"Você não acha que dezenove anos é muito jovem para ser envolvida em seus deturpados jogos sombrios, quando eu te amava tanto?" Taylor Swift, em "Dear John"
"Você é como vinte e duas garotas em uma, e nenhuma delas sabe do que está correndo" - John Mayer, em "Paper Doll".
John Mayer e Taylor Swift namoraram durante aproximadamente um ano, entre 2009 e 2010. Na época, o músico tinha 32 anos e a cantora, 20. Além de ser um excelente guitarrista e compositor, John é conhecido por ter namorado muitas mulheres famosas, dentre as quais Jennifer Anniston, Katy Perry, Cameron Diaz e Jennifer Love Hewitt. E alguns términos desses relacionamentos não foram amigáveis, como no caso de Jessica Simpson e de Taylor Swift.
A briga musical em questão começou quando Swift escreveu a canção "Dear John" (querido John) para seu álbum "Speak Now", lançado no mesmo ano em que eles terminaram - deliberadamente sobre Mayer. A canção é muito forte e de letra perturbadora. As acusações da compositora são graves, diretas, ácidas e, principalmente pela falta de discrição dela em intitular a faixa com o nome de seu ex, se fizeram preciosas para todo tipo de especulação da imprensa mundial e de Hollywood. Além disso, a música é uma balada bonita.
John foi e se sentiu humilhado, como admitiu na entrevista polêmica que concedeu à Rolling Stone posteriormente. Na ocasião, ele também disse que não merecia aquilo. Tal entrevista acabou por ser um marco em sua carreira. Ele expôs demais sua personalidade e seus relacionamentos e se arrependeu. Pouco tempo depois, tiraria um ano sabático, comprando um terreno em Montana e se mudando para lá. Cansado do ambiente ególatra, hipócrita e competitivo de Los Angeles e sem fazer shows, falar ou receber visitas devido a seus cuidados com a saúde vocal (ele havia feito uma cirurgia grave nas cordas vocais), John afirmou ter mudado. Chegou a declarar ser um "ególatra recuperado" e hoje alterna entre suas duas moradas de Montana e LA.
Ainda assim, em seu disco de 2013, intitulado "Paradise Valley", ele lançou ao mundo uma resposta à Taylor - muito mais discreta - intitulada "Paper Doll" (boneca de pano). A música possui um riff legal e é bem bonita.
Paul McCartney - "Too Many People" / John Lennon - "How Do You Sleep"
"A única coisa que você fez foi 'Yesterday'" - John Lennon, em "How Do You Sleep"
"Aquele foi o seu primeiro erro, você pegou a sua chance de sorte e quebrou em dois" - Paul McCartney, em "Too Many People"
A verdade é que Paul McCartney e John Lennon brigavam constantemente. Havia entre os dois uma competição meio explícita/meio velada por quem compunha melhor e era o beatle mais talentoso - discussão que nunca saiu nem sairá da boca dos amantes da banda, mas também era travada na cabeça dos dois. Recentemente, Paul contou à Rolling Stone que John nunca elogiava suas músicas. A única que ele teria elogiado ao ouvir pela primeira vez foi "Here, There and Everywhere", durante as gravações no Abbey Road Studios, segundo Paul. Ele ainda continuou: "Se ele tivesse escrito Strawberry Fields, eu escreveria 'Penny Lane'. Você sabe, ele está lembrando de sua área em Liverpool, eu vou lembrar da minha". Perguntado se ele próprio elogiava as canções de John, o beatle respondeu: "Sim, eu dizia que as coisas dele eram ótimas. Eu normalmente teria que estar um pouco bêbado. Ajuda".
É difícil saber quem compôs cada música dos Beatles desde que foi criado o selo Lennon-McCartney. Todas as canções de um dos dois integrantes do quarteto à época eram registradas como se fossem de autoria de ambos. E é bem verdade que ambos compuseram juntos em várias ocasiões, graças a Deus, pois são provavelmente os dois melhores compositores Pop da história e membros da maior banda que já existiu. Mas é possível saber quem escreveu as canções uma por uma e tentar especular quem é o melhor.
Os Beatles se separaram entre o final de 1969 e o início de 1970. A partir da separação, Paul McCartney e John Lennon não se falaram mais. Havia muito rancor entre os dois, como houve em separações de outros grupos, como o Simon & Garfunkel, por exemplo. Mas nessa ocasião, era especial. Eles não se gostavam (apesar de se amarem, provavemente...).
Em 1971, no dia 17 de maio, Paul McCartney lançou "Ram", um álbum que continha uma música sobre Lennon: "Too Many People" (pessoas demais). Essa canção, cuja levada é mais agressiva do que a letra, é sobre o ex-colega de banda, assim como outras do disco, ao que parece. Mas as palavras sobre o amigo não eram amigáveis.
Em setembro daquele ano, John Lennon escreveu uma resposta mais ríspida, agressiva e direta, cujo título é "How do You Sleep?" (como você consegue dormir?). O número estava incluído no disco "Imagine" do cantor. A troca de farpas líricas dos dois chegou ao ápice ali, uma vez que a letra faz referências abertas à Paul, ao álbum Sgt Peppers Lonely Heart's Club Band", às músicas "Let it Be" e "Yesterday", composições de Paul, além de fazer ataques ao talento do baixista. Mencionar "Let it Be", da forma que foi, chega a ser um desrespeito à mãe de McCartney (para quem a música é dedicada). A situação é mais estranha ainda, pois George Harrison toca guitarra na gravação. Contudo, isso não significa que George tomou partido na briga, pois ele participou da gravação de todo o álbum. Afinal, não se sabe mais detalhes do que aconteceu entre Paul e John.
Apesar de os dois não terem reatado a tempo, já que John foi assassinado em 1980, Paul já se emocionou ao falar bem de Lennon em shows e cantou composições do amigo em tributos a ele.
"Too Many People" não foi a única canção de McCartney que teve John Lennon como tema. "Hey Jude" também é sobre o filho do compositor, Julian. Também é de conhecimento público que Paul detestava a mulher de John, Yoko Ono.
Tupac Shakur - "Hit 'em Up" / Notorious B.I.G - "Who Shot Ya"
"Por isso que eu comi sua vadia, seu gordo filho da puta [...] Matarei vocês no rap e fora dele, se meta comigo e tenha sua cabeça estourada" - Tupac Shakur, em "Hit 'em Up"
"Eu posso ouvir o suor escorrendo no seu rosto" - Notorious B.I.G, em "Who Shot Ya"
A briga mais grave da história da Música se deu entre os rappers e lendas do Hip/Hop Notorious B.I.G e Tupac Shakur. Principalmente porque o desentendimento só acabou com os dois assassinados, nos anos 90.
A rivalidade entre os principais cenários do Hip/Hop mundial - os chamados East Coast (costa leste) e West Coast (costa oeste) norte-americanos - era um território perigoso, cruel e incivilizado. O Rap nasceu em áreas dos EUA e em grupos onde havia mazelas sociais. Nesses lugares, havia muitas gangues e os artistas cresciam entre disputas violentas e tráfico de drogas.
Assim, o Brooklyn (NY), na costa leste, e o Compton (Califórnia), na oeste, se tornaram o epicentro dessa expressão artística a partir do final dos anos 80. A disputa aumentou quando Tim Dog, um rapper da costa leste, perturbado com a ascensão bombástica de grupos californianos como o NWA e com a possibilidade destes ofuscarem sua costa, lançou uma canção intitulada "Fuck Compton" ('Foda-se' Compton) em 1991. No momento em que os futuros astros Notorious B.I.G, do Brooklyn, e Tupac Shakur, do Compton, começaram a fazer sucesso no meio musical já era extremamente difícil e perigoso organizar shows de artistas da costa oeste na leste e vice-versa.
A disputa entre Tupac e Biggie começou quando Tupac foi assaltado e levou tiros na saída de um show em Nova Iorque. Por pouco ele sobreviveu, e culpou, entre outros artistas, Notorious B.I.G pela organização do atentado. As investigações sobre B.I.G não avançaram. Pouco tempo depois, Notorious compôs a música "Who Shot Ya" (Quem atirou em você), dando enfim requintes poéticos (não tão poéticos) à briga. É interessante que, no início da relação dos dois, um chegou a abrir o show do outro.
A resposta de Tupac foi ainda mais direta, agressiva e humilhante. O rap é uma arte com poucos escrúpulos."Hit 'em Up" chega a incluir um sósia de Biggie no clipe e a apresentar na letra a seguinte indagação ao público: "Agora você me diz quem venceu?"
Afinal, pouquíssimas metáforas e indiretas e, ao lugar disso, ofensas até à mãe de B.I.G e muitas ameaças ensandecidas. A letra ainda diz "fuck Biggie" (foda-se o Biggie) e abre com "fat motherfucker" (gordo filho da puta), entre outras coisas piores.
Mas ninguém venceu. A rixa entre os dois se estendeu aos seus seguidores e, principalmente, às gangues às quais eles eram afiliados. Após começar uma briga com membros de uma gangue rival na plateia de uma luta de boxe de Mike Tyson, Tupac foi assassinado a tiros, no carro em que deixou o local. Ele morreu no quinto dia seguinte, no hospital. Um fotógrafo o flagrou dentro do carro minutos antes do atentado, sem saber que aquela seria a última foto da lenda Tupac:

Já Notorious B.I.G foi assassinado em Los Angeles, onde havia gravado o clipe da música "Hipnotized" para seu próximo álbum, também dentro de um carro. Outro veículo se aproximou enquanto o sinal estava vermelho e um homem de terno azul apontou uma pistola, também azul, e acertou vários tiros no peito do rapper. O álbum, agora póstumo, se chamou "Life after Death" (Vida após a morte).
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Alguns artistas ainda não citados também se atacaram através da Música, como Eminem e Mariah Carey, 50 Cent e Ja Rule e a já citada Taylor Swift e Kanye West, entre outros.


Muito interessante!
ResponderEliminarpesquisa bem detalhada. gostei muito de ter incluido as musicas
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